COLÉGIO
ESTADUAL RUY BARBOSA
PROJETO
DE LEITURA - 2012
PROFESSORA
MARLUCE SANTOS SILVA
GEOGRAFIA
O LIXO VIRA LUXO
·
PROBLEMATIZAÇÃO: É observado que os alunos
descartam lixo de forma indiscriminadamente na área escolar, principalmente no
recreio, portanto nasce a necessidade de
começar a modificar hábitos e costumes quanto a forma de descarte do lixo, a
fim de melhorar o ambiente escolar e também preservar o Meio ambiente.
·
TEMA: Leitura e Reciclagem com a Geografia.
·
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental ( 6º e
7º Ano) e alunos da Reesignificação do Percurso Educativo do Colégio Estadual
Ruy Barbosa.
·
PROFESSORA RESPONSÁVEL– Marluce Santos Silva.
·
ÁREA DE ATUAÇÃO – Geografia e Ciências Humanas e
Suas Tecnologias.
·
DURAÇÃO: I Bimestre de 2012( 33 aulas).
·
OBJETIVO GERAL:
Despertar o gosto pela leitura a partir de
diferentes textos, discussões, oficinas de artesanatos e pesquisas,
proporcionando aos alunos conhecimentos que lhe permitam perceber-se como agentes transformadores do
ambiente em que vivem, através de recursos tecnológicos, compreendendo
conceitos básicos, que serão repassados às famílias e às comunidades a fim de
minimizar as complicações ambientais
provenientes do lixo.
·
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
ü Compreender
a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que
transforma o ambiente natural;
ü Participar
de grupos de discussão para que argumentem sobre a ação antrópica na natureza e
suas conseqüências;
ü Investigar
as condições do local onde se descarta o lixo municipal urbano ( Aterro
Sanitário) e rural;
ü Identificar
a existência de diferentes formas de preservação do ambiente a partir da coleta
seletiva e reciclagem;
ü Realizar
leituras de textos didáticos e
paradidáticos;
ü Organizar
dados de pesquisa e criar gráficos
representativos;
ü Perceber-se
como agente construtor da história pessoal e da comunidade da qual estão
inseridos;
ü Proporcionar
o contato e uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de
aprendizado;
ü Desenvolver
a criatividade, a participação e a ajuda mudar ao desenvolver atividades práticas;
ü Estimular
a oralidade através de relatos e emissão de opinião desenvolvendo ita a partir
da criação da história em quadrinhos.
·
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
ü 1ª aula -
Sensibilização – Apresentação do Livro: O menino que Quase morreu afogado no
Lixo – Ruth Rocha (dinâmica de grupo aplicada às turmas);
ü 2ª aula -
Leitura coletiva usando a TV Pendrive ( o texto e as imagens foram fotografadas e gravadas em Pendrive.
ü 3ª aula -
Leitura em grupo, analisando mais
detalhadamente as imagens, através de cópias xerocopiadas do livro;
ü 4ª aula -
Questionamentos e discussões sobre as ações dos personagens;
ü 5ª aula -
Interpretação ilustrativa da história ( Montar painel com o s desenhos
elaborados);
ü 6ª aula -
Pesquisa extraclasse (orientações e montar questionário): Como descartar o lixo
doméstico? ( questões em anexo).
ü 7ª e 8ª
aulas - Avaliação das entrevistas, montando gráficos com os resultados;
ü 9ª e 10ª
aulas - Pesquisa na Internet (Laboratório Escolar): Lixo, Lixão, Aterro
Sanitário;
ü 11ª e 12ª
aula – Estudo dos temas usando revista,
embalagens, recortes de jornal, livro
didático para montar painel em grupo sobre o Lixo;
ü 13ª e 14ª
aula – Texto informativo diversos e
folhetos informativos de distribuição gratuita pela Prefeitura Municipal de
Mutuípe: Resíduos sólidos, Tipos de resíduos, Tempo de decomposição do Lixo. (
Estudo dirigido com exercícios de fixação e correção);
ü 15ª e 16ª
aula – Lixão e Aterro Sanitário (Apreciação e exploração de fotos digitais, no
data show do aterro de Mutuípe, irregularidades e formas correta de descarte de cada tipo de
lixo;
ü 17ª e 18ª
aula – O que é Reciclagem? Coleta Seletiva e Material Reciclável? ( Trabalhando
com o livro didático;
ü 19ª e 20ª
aula – Atividade Artística: Confecção de lixeiras para colocar na área da
escola (caixa de papelão, sacos de lixo e recortes de revistas, jornais e
retalhos;
ü 21ª, 22ª,
23ª, 24ª, 25ª e 26ª aula – Artesanato - Confecção de diferentes objetos usando
materiais recicláveis ( Garrafas Pet, canudinhos de Jornal...);
ü 27 e 28ª
aula – Produção em dupla de histórias em quadrinhos que enfatizassem os
cuidados com o Ambiente a partir do manuseio do lixo;
ü 29ª e 30ª
aula – Culminância: Exposição dos trabalhos produzidos na área externa da
escola (Painéis, cartazes, artesanatos, textos, histórias em quadrinhos...)
para alunos das outras séries e demais comunidade escolar, possíveis pais
presentes;
ü 31ª aula
- Avaliação do Projeto Comentários orais
e escritos:
– O que aprendi com a reciclagem?
- Pontos Positivos e Negativos dos trabalhos
executados durante o projeto.
ü 32ª aula
– Avaliação: Produção textual (individual) a partir da temática do projeto;
ü 33ª aula
- Avaliação ( Dupla) para finalizar a Unidade.
·
RECURSOS:
- Humanos: Professor, alunos, direção e
funcionários ( Suporte ao projeto)
- Materiais:
ü Cópias
xerocopiadas do livro;
ü TV
Pendrive;
ü Máquina
fotográfica;
ü TV e
Vídeo;
ü CD e DVD;
ü Papel
ofício e papel metro;
ü Laboratório
de Informática;
ü Questionário
de pesquisa;
ü Livros,
revistas, jornais, folhetos informativos, embalagens vazias, caixas de papelão,
retalhos, garrafas pet;
ü Cola,
verniz, pinceis, tesoura, cartolina,
pincel atômico, hidrocor;
ü Texto
Informativo xerocopiado;
ü Fotografia
digital;
ü Data
show;
ü Livro
Didático;
ü Arquivo
pessoal da professora Marluce( fotos);
ü Questionários
em papel sulfite;
·
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita de forma
processual e contínua ao decorrer das atividades propostas, observando a
participação, assiduidade, responsabilidade e criatividade do aluno. Quantos às
novas informações adquiridas sobre o
tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões constituídas, serão
avaliadas e compartilhadas constantemente.
Também serão usados instrumentos de
avaliação como, debates, avaliação oral, produção de artesanatos, confecção de
cartazes e painéis, atividades escritas ( história em quadrinhos e produções
textuais).
·
REFERÊNCIAS:
MAGALHÃES,
Cláudia; SOURIENT, Lilian; GONÇALVES, Marcos; RUDEX, Roseni. Perspectiva
Geografia ( coleção). Editora do Brasil. São Paulo, 2009.
ROCHA,
Ruth. O menino que quase morreu afogado no lixo. (Coleção Camaleão).
Quinteto Editorial. São Paulo, 1999.
Referências
Eletrônicas diversas:
ANEXO:
Questionário
de pesquisa para coletar dados e construir gráficos:
1.
Onde você mora?
( ) Zona
Rural ( ) Zona Urbana
2.
Como é descartado o lixo na localidade onde você
mora?
______________________________________________________
3.
Para onde vai o lixo doméstico coletado nas
residências?
______________________________________________________
4.
Você obedece aos horários de coleta estipulados
pelo município? Quais?
______________________________________________________
5.
Você realiza coleta seletiva? ( ) Sim
( ) Não
6.
Qual o destino dado a esses resíduos sólidos?
______________________________________________________
OBSERVAÇÕES:
·
Esse Projeto de Aula pode e deve ser trabalhado de forma interdisciplinar, nas
diversas áreas e disciplinas, veja
sugestão:
1.
Língua Portuguesa: Gêneros Textuais,
Oralidade, Leituras e Escritas,
paródias, poesias, elaborar panfletos;
2.
Matemática: Situações Problemas, gráficos,
tabelas;
3.
Ciências: Doenças causadas pelo lixo, cuidados com
a saúde;
4.
Artes: Maquetes, cartazes, murais, desenhos,
pinturas, artesanatos reciclados;
5.
Geografia: Lugar, paisagem, modificação do espaço,
Ocupação do espaço rural e Urbano;
6.
História: Pesquisas relacionadas ao tema,
problemas urbanos causados pelo lixo.
GALERIA DE ARTE
VEJAM O QUE FIZEMOS:
Cartazes
Simulação de mercado usando embalagens vazias
|
Aprender é simples; Viver é simples; Amar é simples; Querer é simples; Nós somos SIMPLES ASSIM...
Roda Viva - Chico Buarque
O mundo é uma imensa roda gigante onde sempre estaremos passando pelo mesmo lugar. Portanto, não há porque deixar os problemas de lado... sempre estaremos passando por ele e lá estará, nos esperando. Não há como fugir; há como enfrentar!
domingo, 1 de julho de 2012
Projeto de Leitura - O lixo vira Luxo ( oficina de Reciclagem)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário