Roda Viva - Chico Buarque

O mundo é uma imensa roda gigante onde sempre estaremos passando pelo mesmo lugar. Portanto, não há porque deixar os problemas de lado... sempre estaremos passando por ele e lá estará, nos esperando. Não há como fugir; há como enfrentar!

domingo, 1 de julho de 2012

Projeto de Leitura - O lixo vira Luxo ( oficina de Reciclagem)


COLÉGIO ESTADUAL RUY BARBOSA
PROJETO DE LEITURA - 2012
PROFESSORA MARLUCE SANTOS SILVA
GEOGRAFIA

O LIXO VIRA LUXO

·         PROBLEMATIZAÇÃO: É observado que os alunos descartam lixo de forma indiscriminadamente na área escolar, principalmente no recreio, portanto nasce a necessidade  de começar a modificar hábitos e costumes quanto a forma de descarte do lixo, a fim de melhorar o ambiente escolar e também preservar o Meio ambiente.

·         TEMA: Leitura e Reciclagem com a Geografia.  

                                    

·         PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental ( 6º e 7º Ano) e alunos da Reesignificação do Percurso Educativo do Colégio Estadual Ruy Barbosa.

·         PROFESSORA RESPONSÁVEL– Marluce Santos Silva.

·         ÁREA DE ATUAÇÃO – Geografia e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

·         DURAÇÃO: I Bimestre de 2012( 33 aulas).

·         OBJETIVO GERAL:
     Despertar o gosto pela leitura a partir de diferentes textos, discussões, oficinas de artesanatos e pesquisas, proporcionando aos alunos conhecimentos que lhe permitam  perceber-se como agentes transformadores do ambiente em que vivem, através de recursos tecnológicos, compreendendo conceitos básicos, que serão repassados às famílias e às comunidades a fim de minimizar as complicações ambientais  provenientes do lixo.

·         OBJETIVOS  ESPECÍFICOS:
ü  Compreender a poluição dos ambientes como desequilíbrio ambiental provocado pelo homem que transforma o ambiente natural;
ü  Participar de grupos de discussão para que argumentem sobre a ação antrópica na natureza e suas conseqüências;
ü  Investigar as condições do local onde se descarta o lixo municipal urbano ( Aterro Sanitário) e rural;
ü  Identificar a existência de diferentes formas de preservação do ambiente a partir da coleta seletiva e reciclagem;
ü  Realizar leituras de textos didáticos e  paradidáticos;
ü  Organizar dados de pesquisa e  criar gráficos representativos;
ü  Perceber-se como agente construtor da história pessoal e da comunidade da qual estão inseridos;
ü  Proporcionar o contato e uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado;
ü  Desenvolver a criatividade, a participação e a ajuda mudar ao desenvolver atividades  práticas;
ü  Estimular a oralidade através de relatos e emissão de opinião desenvolvendo ita a partir da criação da história em quadrinhos.

·         PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
ü  1ª aula - Sensibilização – Apresentação do Livro: O menino que Quase morreu afogado no Lixo – Ruth Rocha (dinâmica de grupo aplicada às turmas);
ü  2ª aula - Leitura coletiva usando a TV Pendrive ( o texto e as imagens  foram fotografadas e gravadas em Pendrive.
ü  3ª aula - Leitura  em grupo, analisando mais detalhadamente as imagens, através de cópias xerocopiadas do livro;
ü  4ª aula - Questionamentos e discussões sobre as ações dos      personagens;
ü  5ª aula - Interpretação ilustrativa da história ( Montar painel com o s desenhos elaborados);
ü  6ª aula - Pesquisa extraclasse (orientações e montar questionário): Como descartar o lixo doméstico? ( questões em anexo).
ü  7ª e 8ª aulas - Avaliação das entrevistas, montando gráficos com os resultados;
ü  9ª e 10ª aulas - Pesquisa na Internet (Laboratório Escolar): Lixo, Lixão, Aterro Sanitário;
ü  11ª e 12ª aula – Estudo dos temas usando  revista, embalagens, recortes de  jornal, livro didático para montar painel em grupo sobre o Lixo;
ü  13ª e 14ª aula – Texto  informativo diversos e folhetos informativos de distribuição gratuita pela Prefeitura Municipal de Mutuípe: Resíduos sólidos, Tipos de resíduos, Tempo de decomposição do Lixo. ( Estudo dirigido com exercícios de fixação e correção);
ü  15ª e 16ª aula – Lixão e Aterro Sanitário (Apreciação e exploração de fotos digitais, no data show do aterro de Mutuípe, irregularidades e  formas correta de descarte de cada tipo de lixo;
ü  17ª e 18ª aula – O que é Reciclagem? Coleta Seletiva e Material Reciclável? ( Trabalhando com o livro didático;
ü  19ª e 20ª aula – Atividade Artística: Confecção de lixeiras para colocar na área da escola (caixa de papelão, sacos de lixo e recortes de revistas, jornais e retalhos;
ü  21ª, 22ª, 23ª, 24ª, 25ª e 26ª aula – Artesanato - Confecção de diferentes objetos usando materiais recicláveis ( Garrafas Pet, canudinhos de Jornal...);
ü  27 e 28ª aula – Produção em dupla de histórias em quadrinhos que enfatizassem os cuidados com o Ambiente a partir do manuseio do lixo;
ü  29ª e 30ª aula – Culminância: Exposição dos trabalhos produzidos na área externa da escola (Painéis, cartazes, artesanatos, textos, histórias em quadrinhos...) para alunos das outras séries e demais comunidade escolar, possíveis pais presentes;
ü  31ª aula -  Avaliação do Projeto Comentários orais e escritos:
– O que aprendi com a reciclagem?
- Pontos Positivos e Negativos dos trabalhos executados durante o projeto.
ü 32ª aula – Avaliação: Produção textual (individual) a partir da temática        do projeto;
ü 33ª aula - Avaliação ( Dupla) para finalizar a Unidade.

·         RECURSOS:
     - Humanos: Professor, alunos, direção e funcionários ( Suporte ao projeto)
   
 - Materiais:
ü  Cópias xerocopiadas do livro;
ü  TV Pendrive;
ü  Máquina fotográfica;
ü  TV e Vídeo;
ü  CD e DVD;
ü  Papel ofício e papel metro;
ü  Laboratório de Informática;
ü  Questionário de pesquisa;
ü  Livros, revistas, jornais, folhetos informativos, embalagens vazias, caixas de papelão, retalhos, garrafas pet;
ü  Cola, verniz,  pinceis, tesoura, cartolina, pincel atômico, hidrocor;
ü  Texto Informativo xerocopiado;
ü  Fotografia digital;
ü  Data show;
ü  Livro Didático;
ü  Arquivo pessoal da professora Marluce( fotos);
ü  Questionários em papel sulfite;

·         AVALIAÇÃO:
       A avaliação será feita de forma processual e contínua ao decorrer das atividades propostas, observando a participação, assiduidade, responsabilidade e criatividade do aluno. Quantos às novas informações adquiridas  sobre o tema, as dúvidas, as questões esclarecidas e as conclusões constituídas, serão avaliadas e compartilhadas constantemente.
       Também serão usados instrumentos de avaliação como, debates, avaliação oral, produção de artesanatos, confecção de cartazes e painéis, atividades escritas ( história em quadrinhos e produções textuais).

·         REFERÊNCIAS:

MAGALHÃES, Cláudia; SOURIENT, Lilian; GONÇALVES, Marcos; RUDEX, Roseni. Perspectiva Geografia ( coleção). Editora do Brasil. São Paulo, 2009.

ROCHA, Ruth. O menino que quase morreu afogado no lixo. (Coleção Camaleão). Quinteto Editorial. São Paulo, 1999.
Referências Eletrônicas diversas:

ANEXO:
Questionário de pesquisa para coletar dados e construir gráficos:

1.     Onde você mora?
(    ) Zona Rural               (     ) Zona Urbana
2.    Como é descartado o lixo na localidade onde você mora?
______________________________________________________
3.    Para onde vai o lixo doméstico coletado nas residências?
______________________________________________________
4.    Você obedece aos horários de coleta estipulados pelo município? Quais?
______________________________________________________
5.    Você realiza coleta seletiva? (     ) Sim    (     ) Não 
6.    Qual o destino dado a esses resíduos sólidos?
______________________________________________________


OBSERVAÇÕES:

·         Esse Projeto de Aula pode e deve ser  trabalhado de forma interdisciplinar, nas diversas áreas e disciplinas, veja  sugestão:
1.     Língua Portuguesa: Gêneros Textuais, Oralidade,  Leituras e Escritas, paródias, poesias, elaborar panfletos;
2.    Matemática: Situações Problemas, gráficos, tabelas;
3.    Ciências: Doenças causadas pelo lixo, cuidados com a saúde;
4.    Artes: Maquetes, cartazes, murais, desenhos, pinturas, artesanatos reciclados;
5.    Geografia: Lugar, paisagem, modificação do espaço, Ocupação do espaço rural e Urbano;
6.    História: Pesquisas relacionadas ao tema, problemas urbanos causados pelo lixo.

   GALERIA DE ARTE
VEJAM O QUE FIZEMOS: