Roda Viva - Chico Buarque

O mundo é uma imensa roda gigante onde sempre estaremos passando pelo mesmo lugar. Portanto, não há porque deixar os problemas de lado... sempre estaremos passando por ele e lá estará, nos esperando. Não há como fugir; há como enfrentar!

domingo, 1 de julho de 2012

Um novo olhar para a Evasão e Repetência


                                                                     




























UM NOVO OLHAR PARA O PERCURSO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
 
 POR QUÊ?
           Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Ruy Barbosa desistem de cursar as disciplinas por não acompanharem  o desenvolvimento das aulas,  por não disporem de dois turnos para freqüentar a escola,  por morarem na zona rural e ter difícil acesso a escola, além de verem as provas como punição; tudo isso vem  acarretando assim um descontentamento  geral por parte de todos os envolvidos no processo educativo.
           Pensando nesses problemas, viu-se a necessidade urgente de desenvolver  um  trabalho diferenciado tentando  diminuir a reprovação,  a evasão, a distorção série-idade sem comprometer a aprendizagem além de  respeitar a realidade sócio-cultural e econômica do aluno .
        Os alunos foram agrupados para estudos interdisciplinares (dentro da área de conhecimento a qual sua disciplina está inserida) visando contribuir para a formação do cidadão.

PARA QUÊ?
                 Promover um programa pedagógico  que possibilite a efetiva interação cognitiva com disciplinas da mesma área de conhecimento, proporcionado ao aluno uma visão mais ampla da realidade  e um percurso escolar  inclusivo e emancipatório.

ü Reduzir os índices de reprovação e evasão;
ü  Reduzir o número de alunos matriculados que superlota as salas de aula e dificulta o trabalho do professor;
ü  Elevar a auto-estima e o interesse pelo estudo;
ü  Proporcionar ao aluno com dificuldades de aprendizagem, condições de melhorar seu desempenho, através das aulas de “prevenção”, evitando assim cursar disciplinas em “dependência”.
ü  Promover a ressignificação do processo avaliativo visando superar os tradicionais exames escolares.
ü  Elaborar um currículo específico que contemple conteúdos significativos, metodologias inovadoras e práticas avaliativas que primem pelo crescimento global do educando;
ü  Garantir atualização permanente para enfrentar os avanços da sociedade.
O QUÊ?
Os momentos programados para essa ressiginificação visam atividades contextualizadas através de praticas lúdicas, pois a  escola entende que, no processo de mediação social, os docentes precisam utilizar diferentes instrumentos e metodologias para garantir a construção do conhecimento novo pelo aluno. Ainda nesse processo, a relação teoria e prática se mostram necessária e indispensável.
Lista-se algumas metodologias:
  • Leitura e discussão de textos;  
  • Alunos assistem aula no Percurso Educativo.  
  •    Alunos em aula de Campo (Humanas e Ciências).

    • Estudo dirigido;
    • Seminários;
    • Dramatizações;
    • Jogos didáticos;
    • Pesquisas dirigidas no laboratório de informática;
    • Estudos de casos (filmes, charges, tirinhas, vídeoclip).
    • Entrevistas
    • Palestras;
    • Jogos intercolegiais;
    • Visitas à museus e instituições;
    • Apresentações públicas de trabalhos
    QUEM? 
    Professores Articuladores –   Área I – Linguagem Códigos e suas Tecnologias                  
                                                      Área II – Matemática e suas Tecnologias
                                                      Área III – Ciências Humanas e suas Tecnologias    
                                                      Área IV – Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    COMO?
    Compreendendo a avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem, que indica ao professor o momento de aprendizagem dos alunos e a necessidade de rever seu planejamento, adotar-se-á o seguinte processo de avaliação:
    ü Avaliar todas as atividades propostas; 
    ü Relatório dos estudos orientado;
    ü Estudo dirigido ;
    ü Atividades de classe e extraclasse ;
    ü Produção textual ;
    ü Pesquisas ;
    ü Entrevistas ;
    ü Painel informativo ;
    ü Jogos (autódromo) ;
    ü Avaliação individual e em grupo ;
    ü Apresentação de seminários;
    ü Portfólio; além da ficha de acompanhamento baseando-se sempre  no processo de dedicação , pesquisa, leitura, interpretação e evolução do aluno.
    O QUE FIZEMOS?
     

2 comentários:

  1. Parabéns, adorei a idéia para solução do problema. Essa ação representa mudança e melhoria na educação!

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  2. Obrigada Josiene. Estamos trabalhando com a Reesignificação do Percurso Educativo pelo 3º ano consecutivo e os resultados vem mostrando claramente que é possível diminuir e por que não extinguir ( longo prazo) a evasão e repetência. Basta compromisso, amor pelo que se faz e muita, muita persistência.
    Um abraço carinhoso.

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