UM NOVO
OLHAR PARA O PERCURSO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
POR QUÊ?
Alunos do Ensino Fundamental do
Colégio Estadual Ruy Barbosa desistem de cursar as disciplinas por não
acompanharem o desenvolvimento das
aulas, por não disporem de dois turnos
para freqüentar a escola, por morarem na
zona rural e ter difícil acesso a escola, além de verem as provas como punição;
tudo isso vem acarretando assim um
descontentamento geral por parte de
todos os envolvidos no processo educativo.
Pensando nesses problemas, viu-se a
necessidade urgente de desenvolver
um trabalho diferenciado tentando
diminuir a reprovação, a evasão, a distorção série-idade sem
comprometer a aprendizagem além de
respeitar a realidade sócio-cultural e econômica do aluno .
Os alunos foram agrupados para estudos
interdisciplinares (dentro da área de conhecimento a qual sua disciplina está
inserida) visando contribuir para a formação do cidadão.
PARA QUÊ?
Promover um programa
pedagógico que possibilite a efetiva
interação cognitiva com disciplinas da mesma área de conhecimento,
proporcionado ao aluno uma visão mais ampla da realidade e um percurso escolar inclusivo e emancipatório.
ü Reduzir os índices de reprovação e evasão;
ü
Reduzir o número de alunos matriculados que superlota as salas de aula e
dificulta o trabalho do professor;
ü
Elevar a auto-estima e o interesse pelo estudo;
ü
Proporcionar ao aluno com dificuldades de aprendizagem, condições de
melhorar seu desempenho, através das aulas de “prevenção”, evitando assim
cursar disciplinas em “dependência”.
ü
Promover a ressignificação do processo avaliativo visando superar os
tradicionais exames escolares.
ü
Elaborar um currículo específico que contemple conteúdos significativos,
metodologias inovadoras e práticas avaliativas que primem pelo crescimento
global do educando;
ü
Garantir atualização permanente para enfrentar os avanços da sociedade.
O QUÊ?
Os momentos programados para essa
ressiginificação visam atividades contextualizadas através de praticas lúdicas,
pois a escola entende que, no processo
de mediação social, os docentes precisam utilizar diferentes instrumentos e
metodologias para garantir a construção do conhecimento novo pelo aluno. Ainda
nesse processo, a relação teoria e prática se mostram necessária e
indispensável.
Lista-se algumas metodologias:
|
Aprender é simples; Viver é simples; Amar é simples; Querer é simples; Nós somos SIMPLES ASSIM...
Roda Viva - Chico Buarque
O mundo é uma imensa roda gigante onde sempre estaremos passando pelo mesmo lugar. Portanto, não há porque deixar os problemas de lado... sempre estaremos passando por ele e lá estará, nos esperando. Não há como fugir; há como enfrentar!
domingo, 1 de julho de 2012
Um novo olhar para a Evasão e Repetência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns, adorei a idéia para solução do problema. Essa ação representa mudança e melhoria na educação!
ResponderExcluirObrigada Josiene. Estamos trabalhando com a Reesignificação do Percurso Educativo pelo 3º ano consecutivo e os resultados vem mostrando claramente que é possível diminuir e por que não extinguir ( longo prazo) a evasão e repetência. Basta compromisso, amor pelo que se faz e muita, muita persistência.
ResponderExcluirUm abraço carinhoso.